Peixe

Aquarismo para iniciantes

Saiba como escolher espécies, equipamentos e tamanho do seu primeiro aquário de água doce.

Você está passeando e se depara com um maravilhoso aquário. Na hora fica encantado com as cores e formas dos peixes, assim como pensa em como mantê-lo. Parece que esse resultado é caríssimo e dá muito trabalho, mas não é bem assim.

O aquarismo evoluiu muito nos últimos 20 anos. Novas técnicas e produtos modernos vieram para ajudar pessoas comuns a terem aquários muito bonitos com peixes saudáveis, a um custo baixo por muito tempo. Então, para incentivar quem tem vontade de adquirir esse hobby, vamos explicar os primeiros passos:

Tamanho e composição do aquário

Ao contrário do que parece, quanto maior o aquário, mais fácil é obter sucesso. O investimento inicial pode ser um pouco maior, mas ao longo do tempo, ele será compensado. Aquários pequenos são menos estáveis e exigem maior atenção e olho clínico. Sendo assim, um bom tamanho para começar é entre 50 e 100 litros.

Para equipá-lo, você precisará de:

- Cascalho, de preferência natural ou “de rio”, como é comumente chamado;
- Iluminação, de preferência LED, que consome menos energia, não esquenta e é mais durável;
- Um bom filtro, de preferência externo, para movimentação e oxigenação da água, além de filtragem química (carvão ativado que vem dentro do refil) e mecânica (retenção de sujeira);
- Decoração com plantas artificiais, objetos decorativos e pedras. Sempre produtos próprios para aquário, pois outros tipos podem envenenar o ambiente;
- Termostato aquecedor e termômetro para controle de temperatura. Com eles você indica a temperatura desejada, que deve ser entre 26ºC e 28ºC;
- Condicionador de água. A melhor e única água que você deverá usar é a de torneira. Mas se usá-la sem tratamento, ela irá matar seus peixes, pois ela é repleta de produtos químicos. O ideal é um Condicionador de água específico para proteção completa do aquário, pois o cloro não é o único elemento perigoso aos peixes.

Peixes

Escolher quais serão seus peixes é uma decisão que deve ser tomada antes de escolher o aquário. Cada espécie ou família tem suas exigências e seu aquário deve ser montado de acordo com elas.  Há 3 escolhas bastante indicadas para iniciantes:

1 – Kinguios: são resistentes a mudanças, simpáticos e bonitos;
2 – Tropicais: Tetras, Barbus, Corydoras e Paulistinhas podem ser uma boa opção;
3 – Espadas, Platys e Molinésias são ótimos, desde que haja uma atenção maior com a acidez no aquário.
 

Cuidados básicos

A primeira tarefa diária de um aquarista é alimentar os peixes, de preferência duas vezes ao dia. No entanto, reside aí o erro mais comum entre os iniciantes: a superalimentação. Se alguém oferecer ração 10 vezes, 10 vezes os peixes aceitarão, mas isso não significa que estão com fome. O ideal é dosar pequenas quantidades duas ou três vezes ao dia, mas não deixar espalhar ou sobrar alimento no aquário. É importante variar a alimentação dos peixes com alimentos vegetais, para realçar cores, em flocos e grãos.

A manutenção básica do aquário começa com a troca parcial de água, que deve acontecer mensalmente removendo cerca de 30% do conteúdo do aquário e “sifonando” (aspirando) o fundo e substituindo por água nova de torneira com uso de condicionador.  Já os vidros devem ser limpos para remoção de algas que nascem ali, a cada 15 dias, com um limpador magnético – fácil de encontrar em lojas de aquarismo.

É indicado também trocar o refil do filtro regularmente, passando o novo na água para eliminar resíduos de carvão ativado. Por fim, ter sempre à mão testes, especialmente de pH e amônia para garantir a qualidade química da água que seus peixes habitam e respiram.

A principal orientação para todo aquarista iniciante é consultar os especialistas, normalmente lojistas de confiança – para formar sua opinião. Assim é possível aprimorar o funcionamento e a saúde do seu aquário constantemente até conquistar o resultado que sempre quis.

 

Equipe Spectrum Brands

Sergio Gomes - Empresário, aquarista profissional há mais de 30 anos e autor de 4 livros sobre o tema.


16 de março de 2017

Últimos artigos